top of page
Buscar

12 praias que voce deve conhecer ao visitar Cabo Verde se voce gosta de praias.

  • jairoaraujobrito
  • 26 de jan. de 2023
  • 6 min de leitura

Atualizado: 27 de jan. de 2023



ree

Cabo verde é um país com imensas praias para visitar, conhecer e apreciar , mas nesta postagem vamos mostrar apenas 12 praias.




Em São Vicente:



1-Baía das gatas

Baía das Gatas é uma baía natural, uma pequena localidade e um festival de música internacionalmente famoso, na ilha de São vicente

ree

,Cabo Verde. Fica a menos de 10 km a leste da cidade do Mindelo, capital da ilha. O nome desta baía deriva da abundância nas suas águas de uma espécie de tubarão denominado de tubarão-gata.

A Baía das Gatas é uma enorme piscina natural, já que a saída para o mar está fechada por rochas que fazem uma barreira. A leste da Baía das Gatas fica a Praia -grande, ou Praia do Norte, com o seu areal a perder de vista. Uma pequena comunidade de pesca artesanal localiza-se na parte leste da povoação






2-Praia da Laginha

Praia da Laginha é a praia balnear melhor localizada no perímetro urbano da cidade do Mindelo,

ree

com águas calmas e suaves, com condições satisfatórias para a prática de banho, atividades

desportivas, náuticas e lazer durante todo o ano, com a maior concentração na época de verão (época balnear).

Com grande concentração de banhistas e de pessoas em atividades de desportos e náuticos, principalmente durante a época de verão, a praia da Laginha é uma excelente alternativa às outras praias mais distantes da ilha e das mais frequentadas durante todo o ano.

Medindo cerca de 408 metros de comprimentos e 100 metros de largura, a praia é bem comunicada e com bons acessos.

Praia de areia fina e branca regista grande fluxo durante o ano todo.

É balizada com boias de sinalização com indicação de limite para prática de banho (100m da linha água), com um corredor de acesso a praia (com 25 m de largura) para pequenas embarcações (bote, mota água, semirrígido, caíque, gaivota a pedal, prancha, boia banana, etc.)

Dispõe de serviços de segurança e salvamento aquático.




Na ilha do Sal

3-Praia de Santa Maria

ree

A praia de Santa Maria com cerca de 7 km de extensão, convida os visitantes a um banho de sol e mar.A beleza de Santa Maria com areia branca a perder de vista e excelentes condições para a prática de desportos náuticos valeu-lhe um lugar entre as Sete Maravilhas de Cabo Verde. Se o seu lema é diversão, as opções aqui são inúmeras. Por toda a praia encontrará diversas opções que irão desafia-lo a explorar o seu lado mais radical aventurando-se entre as ondas. Surf, pedal, flyboard, motas de água, scubadiving são apenas algumas das modalidades que pode experimentar aqui. Também é possível explorar o mundo subaquático de Santa Maria através de passeios de barcos, em especial os com fundo de vidro e visitar navios encalhados nas suas águas entre os anos de 1920 e 1960. A escultura do Cristo Rei, lá está também de braços abertos, para – acreditam os locais – abençoar e proteger todos os homens do mar. Ao final do dia e depois de tantas actividades, o melhor será relaxar numa das inúmeras esplanadas ou restaurantes ao longo da praia, saboreando uma bebida fresca ou uma lagosta grelhada enquanto contempla o pôr-do-sol.


4- Kite Beach

ree

Apesar de Santa Maria ser a mais famosa e visitada praia da ilha do Sal, os amantes do Kitesurf preferem deixá-la aos banhistas e rumar para outras paragens onde os ventos constantes e poderosos, que sopram durante quase todo o ano favorecem a prática desta modalidade náutica. A constante visita de centenas de kitesurfers por semana influenciou o nome e o cenário desta praia cuja beleza se estende até ao céu. Da estrada principal que liga a cidade de Santa Maria a Espargos é possível avistar o espectáculo multicolor dos diversos papagaios que dançam ao vento enquanto os surfistas dominam as ondas nas pranchas de Kite. Caso não seja um especialista e ainda assim deseja experimentar esta modalidade, está no lugar certo. Diariamente há instrutores e escolas de kite ao longo da praia disponíveis para o guiar nas primeiras lições.



5- Ponta Preta

ree

A praia de KiteBeach não é a única praia do Sal com excelentes condições para a prática dos desportos de mar e vento. As famosas ondas de Ponta Preta são estrelas em vários vídeos divulgados na Internet não só de Kite, mas também de windsurf e surf. Pela proximidade do nosso arquipélago à Europa, profissionais dos desportos náuticos chegam de todos os quadrantes do mundo atraídos pelo clima ameno e quase 365 dias de sol e ventos que sopram de Outubro a Junho, com os maiores picos durante os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Em Ponta Preta encontram as condições ideais para praticar manobras e preparar as suas participações em campeonatos internacionais. As ondas que normalmente ultrapassam os três metros de altura quebram bem em frente à praia de pedras negras proporcionando um inigualável espectáculo para aqueles que assistem.




6-Salinas de Pedra de Lume

ree

É dos lugares turísticos mais visitados na ilha do Sal, conhecida também como ilha do Aeroporto. Elevadas a Património Cultural Nacional, em Março de 2011, as Salinas de Pedra de Lume ganharam mais uma importante distinção. Está entre as 7 Maravilhas de Cabo Verde.

O nome foi dado graças a uma antiga mina de sal mineral descoberta em 1833. Hoje, é um perfeito Spa a céu aberto e oferece uma terapia natural. Águas quentes, cristalinas que alternam entre o azul turquesa, o branco e o rosa, 27 vezes mais salgadas do que a água do mar. Esta característica peculiar faz com que os corpos flutuem dando uma sensação de tranquilidade.


7-Shark Bay

ree

A Shark Bay é um local na Ilha do Sal onde é possível avistar tubarões com frequência. O caminho de pedras, dentro de água, até ao local onde é possível ver o tubarão limão, pode magoar os pés. Existe calçado, que pode ser alugado, de forma a protegê-los. Apesar de serem uma espécie que, normalmente, não é perigosa para os humanos, é necessário ter alguns cuidados.

O ideal é falar com pessoas da zona, como guias, habituados lidarem com os mesmos diariamente.





8-“ODJO AZÙL” (OLHO AZUL).


ree

localizada na costa noroeste da ilha, buracona é uma das atrações mais famosas do sal, graças à piscina natural e ao “odjo azùl” (olho azul).

O Olho Azul é uma caverna de 24 metros de profundidade que está conectada ao oceano. Quando o sol atinge o centro do céu, a luz do sol ilumina o fundo arenoso da caverna que dá aos visitantes um reflexo incrível que lembra um olho azul.

Uma piscina natural reside ao lado do Olho azul. Devido às marés do oceano, as condições da piscina mudam diariamente. Muitos dias as águas são ideais para banho; no entanto, em outros dias, a piscina experimentará a força do oceano com as ondas batendo nas rochas de lava negra.





Na ilha de Boavista


9-Praia de Chaves

ree

A praia de Chaves é uma praia na parte ocidental da ilha da Boavista em Cabo Verde , perto da cidade Rabil . Tem cerca de 5 km de extensão e é uma das mais belas de Cabo Verde,e é um dos cartões de visita da ilha da Boavista. Com um areal extenso e uma brisa suave a soprar durante o dia, esta praia convida a longos passeios à beira-mar.





10-Praia de Santa Mónica

ree

Em Santa Mónica, no sudoeste da ilha da Boavista, vai encontrar uma praia só para si . Com 18 km de extensão, é uma praia de grande beleza, semi-deserta, ideal para longos passeios. O vento forma ondas no areal, entre o azul do oceano e os tons castanhos da paisagem árida e acidentada da ilha. O acesso é difícil, apenas de jipe ou de moto 4×4.



11-Praia de Atalanta

ree

A praia de Atalanta, localizada no norte da ilha daBoavista, é mais conhecida pelo Cabo de Santa Maria onde naufragou, em 1968,o cargueiro espanhol que lhe deu o nome, no regresso de uma viagem à Argentina e ao Brasil. Conta a lenda que estaria carregado de presentes para o ditador Franco e seus apoiantes. Da embarcação resta hoje a carcaça enferrujada numa magnífica linha de costa. O nome de Atalanta terá vindo de outro navio que aqui desapareceu, décadas antes, em 1920. Apesar de não ser uma praia para banhos, Atalanta é outro destino de windsurf, e um local para observar a desova das tartarugas entre Junho e Setembro.




Na ilha do Maio


12-BAÍA DE BAXONA

ree

Com cerca de 650 metros de cumprimento, a Baía de Baxona, fica situada na localidade de Calheta.

Dotado de uma beleza rara, esta extensa praia de areia branca e águas cristalinas, constitui um espaço emblemático na localidade de Calheta e uma das grandes atrações turísticas da ilha.

A sua beleza e o seu encanto, fazem as delícias de todos os que desejam disfrutar de um ambiente calmo, seguro e tranquilo.

Apesar da sua singularidade e raridade, a Baía de Baxona sempre serviu como ponto de partida e chegada de vários pescadores que labutam durante dias e noites em busca de uma vida melhor.

Antigamente havia na ilha, vários barcos, quase todos construídos na localidade de Calheta, na praia de Baxona.






 
 
 

Commentaires


bottom of page